Pages

Que bom ter você aqui!

quarta-feira, 28 de março de 2012

segunda-feira, 26 de março de 2012

CAPITAIS DO BRASIL

CLIQUE AQUI E DIVIRTA-SE COM O JOGO SOBRE AS CAPITAIS DO BRASIL

MATERIAL DOURADO ON LINE



CLIQUE AQUI E JOGUE COM MATERIAL DOURADO ON LINE

CLIQUE AQUI E JOGUE NUNCA DEZ

DIVIRTA-SE APRENDENDO E BRINCANDO COM ESTE JOGO...

Lixo é no Lixo

LIXO

LIXO
View more presentations or Upload your own.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Régua da tabuada

Outro material muito utilizado na sala do quarto ano é a Régua da Tabuada, além de compreender como é formada a tabuada é preciso que o professor crie mecanismos que auxiliem os alunos a memorizá-la e entender as relações entre as operações, a utilização deste instrumento contribui para a realização destes dois objetivos:





Esta é mais uma contribuição do trabalho realizado em parceria com a UNIR-PIBID, as acadêmicas trouxeram a sugestão que foi aceita por todas as turmas do quarto ano da nossa escola.
Clicando aqui você tem acesso ao impresso para construir 4 réguas da tabuada.

terça-feira, 20 de março de 2012

Utilizando o Material Dourado- Parte1

Este é um momento da aula de Matemática, as crianças estão utilizando o material dourado na construção e representação do número formado por  unidades, dezenas e centenas. Neste momento a turma toda estava em sala realizando esta atividade com as meninas do PIBID e este grupo foi até o refeitório para gravar , pois a acústica da sala não permitia compreender a fala das crianças na gravação. Confiram no vídeo:


Aula realizada no dia 20 de março de 2012. As imagens aqui veiculadas foram feitas com a devida autorização dos pais para postagem neste blog.

Utilizando o Material Dourado: parte 2 Subtração

Continuando as atividades com Material Dourado, nestas imagens temos as alunas jogando: "Quem zera ganha", uma atividade prazerosa que ajuda a entender as trocas de centenas por dezenas e dezenas por unidades.
Todas as imagens das crianças deste blog foram devidamente autorizadas pelos pais ou responsáveis.
Clicando aqui você tem acesso ao planejamento desta atividade e aqui também..

sábado, 17 de março de 2012

Coloque em ordem a história Os três porquinhos

Coloque em ordem a história A Galinha Ruiva

Você sabe muitos contos de fadas, vamos testar?

Vamos estudar!!!

Material Dourado

Após o mapeamento da minha turma, percebemos que eles estavam com dificuldade em representar os números e compreender as trocas entre unidades, dezenas e centenas. Para resolver este problema eu a as acadêmicas do PIBID-UNIR estamos desenvolvendo várias atividades com material dourado.
Conheça um pouco sobre este material:

O “Material Dourado” foi criado por Maria Montessori (1870-1952), primeira mulher na Itália a formar-se em medicina. Quando encarregada da educação de crianças com deficiências, verificou que elas aprendiam mais pela ação do que pelo pensamento, desenvolveu então um método e material apropriado de ensino. Sua experiência foi muito bem-sucedida e Montessori concluiu que método semelhante poderia ter êxito com crianças normais.

O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos). 

No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável. 

fonte:Fonte: http://www.patriciafabiano.blogspot.com/2010/03/material-dourado.html


Agora vejam as fotos da turminha nesta atividade:






























Clicando aqui você tem acesso ao planejamento desta aula.




domingo, 11 de março de 2012

ESCOLA GAMES

No link abaixo você vai se divertir com vários jogos educativos:

ZUZUBALANDIA

CLICANDO NO LINK ABAIXO VOCÊ IRÁ CONHECER OS JOGOS DO SITE ZUZUBALANDIA

Compras no Supermercado

Um Joguinho de compras virtuais, com mercadorias de uso diário, com valores reais e calculadora.

http://sites.unifra.br/Portals/17/Matematica/Compras/Supermercado_virtual.swf

Torre de Hanói

Torre de Hanói é um "quebra-cabeça" que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.

A Torre de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.

No link http://www.somatematica.com.br/jogos/hanoi/ vocês podem acessar o Jogo da Torre de Hanoi e se divertir jogando e ao mesmo tempo desenvolver o raciocício.

Cara Maluca


Uma versão on-line do tradicional jogo da Grow: você deve juntar, rapidamente, todos os elementos da "cara engraçada" que selecionou.
Habilidades como percepção, tomada de decisão rápida, destreza manual, clique e arrasto precisos são necessárias para a conquista do jogo.

Inicialmente, talvez não seja fácil...mas não deixe de experimentar!


http://www.jogueaki.ig.com.br/jogos-online.php?jogo=cara_maluca

Turma de 2012

Estes são meus aluninhos de 2012...

Aprendendo com Jogos

Toda quarta feira é dia de aprender com jogos, estamos estudando tabuada através da Roleta e Dominó.





















Colaboradores

Pages - Menu

Topo de Página

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas